sábado, 9 de dezembro de 2017

Como Matar Sua Esposa

Quadrinhos do Terror apresenta: "Como Matar Sua Esposa". Revista Calafrio nº 06, maio/1982. Texto: R. F. Lucchetti; Desenhos: Eugenio Colonnese. Estúdio D - Arte Criações Ltda, São Paulo. "Calafrio" foi uma revista de histórias em quadrinhos de terror que circulou de 1981 até o início dos anos 1990. Pertencia à editora D-Arte (fundada em 1981, em São Paulo) de Rodolfo Zalla. Era uma produção só com artistas nacionais.




O Vampiro de Luton

Quadrinhos do Terror apresenta: "O Vampiro de Luton". Revista Calafrio nº 06, maio/1982. Texto e desenhos: Lyrio Aragão. Estúdio D - Arte Criações Ltda, São Paulo. "Calafrio" foi uma revista de histórias em quadrinhos de terror que circulou de 1981 até o início dos anos 1990. Pertencia à editora D-Arte (fundada em 1981, em São Paulo) de Rodolfo Zalla. Era uma produção só com artistas nacionais.






A História se Repete?

Quadrinhos do Terror apresenta: "A História se Repete?". Revista Calafrio nº 06, maio/1982. Texto: Francisco de Assis; Desenhos: Eugenio Colonnese. Estúdio D - Arte Criações Ltda, São Paulo. "Calafrio" foi uma revista de histórias em quadrinhos de terror que circulou de 1981 até o início dos anos 1990. Pertencia à editora D-Arte (fundada em 1981, em São Paulo) de Rodolfo Zalla. Era uma produção só com artistas nacionais.




Bernie Wrightson

Wrightson - 2006 Dallas Comic Con.
Bernard Albert "Bernie" Wrightson, nascido em 27/10/1948, Baltimore, Maryland, é um desenhista conhecido por suas ilustrações de terror e ficção científica publicadas em histórias em quadrinhos.

Começou a trabalhar em 1966 para o Baltimore Sun Journal como ilustrador. No ano seguinte, após um encontro com o artista Frank Frazetta em uma convenção de quadrinhos em Nova York, ele se inspirou para produzir suas próprias histórias. Em 1968, ele mostrou cópias de sua arte sequencial para a DC Comics para o editor Dick Giordano que ofereceu um trabalho de freelance.

Seu primeiro trabalho profissional de quadrinhos apareceu em House of Mystery Nº 179, em 1968. Ele trabalhou em uma variedade de mistério e títulos antológicos da DC e sua principal rival, a Marvel Comics.


Em 1971, com o escritor Len Wein, Wrightson criou o Muck criatura do Monstro do Pântano para DC. Ele também co-criou Destino, mais tarde se tornou famoso na obra de Neil Gaiman. Em 1974 ele havia deixado de trabalhar na DC Warren Publishing. Fez então revistas de horror em preto-e-branco, produziu uma série de trabalhos originais, bem como as adaptações das histórias de HP Lovecraft e Edgar Allan Poe.

Em 1975, se juntou com outros artistas entre eles Jeff Jones, Michael Kaluta, e Barry Windsor-Smith e formou o "The Studio", um “loft” compartilhado em Manhattan, onde o grupo iria fazer produtos criativos fora das restrições do mercantilismo dos quadrinhos. Embora ele continuasse a produzir a arte sequencial, Wrightson começou a produzir ilustrações para inúmeros cartazes, gravuras, calendários, e até mesmo livros para colorir. Fez durante sete anos cerca de 50 desenhos com bico-de-pena, ilustrações detalhadas para acompanhar uma edição do romance de Mary Shelley's Frankenstein, que o artista considera entre seus trabalhos o mais pessoal.

Wrightson desenhou o cartaz do filme Creepshow de Stephen King, assim como ilustrou a adaptação em quadrinhos do filme. Isso levou a várias outras colaborações com Stephen King, incluindo ilustrações para a novela Ciclo do Lobisomem, a edição restaurada do épico apocalíptico de horror The Stand, e também arte para as edições de capa dura de From a Buick 8 e Dark TowerV.

Wrightson contribuiu com as capas dos álbuns de várias bandas, incluindo Meat Loaf. O Captain Sternn do filme animado Heavy Metal é baseado no personagem criado por Wrightson para sua premiada série em quadrinhos de mesmo nome. Ele trabalhou em Homem-Aranha, Batman e The Punisher, e também pintou capas para a DC Comics entre muitos outros trabalhos. Os trabalhos recentes incluem City of Others e a próxima Dead She Said, ambos criados com o popular autor Steve Niles.

Suas ilustrações do gênero de horror atraíram milhares de fãs e o levou a trabalhar no cinema. Como um artista conceitual, Bernie já trabalhou em muitos filmes, principalmente no gênero horror. Bem conhecidos filmes incluem Ghostbusters, The Faculty, Galaxy Quest, Spider-Man, Land of the Dead de George Romero, e o de Stephen King, The Mist.


Fonte: Desenho, Pintura e Ensaios.

Charles Addams


O cartunista Charles Samuel Addams, conhecido como o "Mestre do Macabro", nasceu em Westfield, New Jersey, em 07/01/1912, e faleceu em Nova York, em 29/09/1988. Com seu senso de humor irônico e mórbido, ele ficou célebre ao criar nas tiras de quadrinhos personagens que habitavam um mundo particular, com criaturas ao estilo Frankenstein. Suas histórias foram adaptadas para a TV com o nome de "A Família Addams".


Addams trabalhou no departamento de arte de uma revista criminalista e sua função era pintar cruzes pretas nas fotografias indicando o lugar onde havia sido encontrado o cadáver. Seu humor mórbido floresceu na revista "The New Yorker", em 1936, e a sua produção era equivalente à de James Thurber e Peter Arno, com quem trabalhava.

Um ano depois a revista publicaria os seus inspirados cartoons da Família cujas figuras góticas, mais tarde, ganhariam vida numa série feita para a televisão: A Família Addams. Esta série acabou sugerindo outra, igualmente famosa: Os Monstros. Vários de seus cartoons tornaram-se clássicos: o esquiador cujos esquis misteriosamente passam por uma imensa árvore, um de cada lado.

A Família Addams

O abastado advogado Covas Addams / Gomez Alonso Addams, que tinha como passatempo favorito explodir trens de brinquedo, se excitava sempre que sua esposa Mortícia Frump falava em francês. A mulher de visual exótico e expressão macabra era mãe de duas crianças: Vandinha / Wednesday e Feioso / Pugsley, que se divertiam brincando de assassinato.

"São as crianças, querido, voltando do acampamento."

A família também contava com o Tio Chico / Fester, que tinha um vasto conhecimento sobre tudo que é macabro; a vovó, uma espécie de bruxa, mãe de Mortícia; Itt, o primo de Gomez, um sujeito que tem tanto cabelo que não se vê nenhuma parte de seu corpo; o mordomo Tropeço / Lurch, uma criatura enorme, sem expressão e de poucas palavras; e o Coisa, uma mão sem corpo que vivia dentro de uma caixa.

Os Addams tinham como animais de estimação uma aranha, um leão, um polvo e duas piranhas, sendo que Mortícia tratava sua planta carnívora, chamada de Cleópatra, como se fosse um animalzinho.

Adaptada por David Levy e Nat Perrin, a ‘típica família americana’, do ponto de vista macabro, estreou na televisão em 1964, trazendo em seu elenco os atores John Astin, Carolyn Jones, Lisa Loring, Ken Weatherwax, Jackie Coogan, Blossom Rock, Felix Silla e Ted Cassidy.


A série não retrata o humor de Addams, apenas os personagens que ele criou, já que o tom irônico e mórbido vistos nas tiras de quadrinhos foi suavizado para atender os interesses do canal ABC, que pretendia apenas oferecer uma sitcom para toda família com um visual diferente, apoiado na fama que Addams conquistara como cartunista. Mesmo assim, a série foi bem recebida, registrando cerca de 23.9% da audiência do público alvo, de acordo com o jornal L.A. Times.

“A Família Addams” estreou uma semana antes de “Os Monstros”, da CBS, outra comédia que apresentava uma família ‘diferente’, encabeçada pela criatura de Frankenstein casada com a filha do Drácula. Na competição pela audiência, os Addams perderam para os Monstros, que em sua primeira temporada registrou cerca de 24.7% do público alvo.


Wikipédia / Revista Veja 07/01/2012

Bernie Wrightson: Os Primeiros Anos

Bernie Wrightson (Dundalk, Maryland, EUA, 27/10/1948) trabalha profissionalmente como artista de quadrinhos de horror e ilustrador de fantasia desde 1968. Seu primeiro trabalho profissional publicado foi para as linhas de terror da DC Comics intituladas House of Mystery e House of Secrets.

O trabalho de Bernie para a DC também incluiu seu clássico Swamp Thing, de 1972 a 1974. Ele passou também a ilustrar uma série clássica de histórias para Warren Publishing em seus títulos emblemáticos Creepy (Arrepiante) e Eerie (Estranho). Dark Horse republicou recentemente sua versão ilustrada do clássico de Frankenstein de Mary Shelley.

Abaixo um desenho de Bernie, publicado por um fã-clube (fanzine), na revista Creepy #9 (junho de 1966):


Antes de Bernie começar a trabalhar para a DC Comics, e em seus primeiros dias como um profissional de quadrinhos, ele muitas vezes fornecia desenhos aos fanzines, que eram revistas publicadas por fãs dos quadrinhos e que, na maioria das vezes, em pequena quantidade de exemplares. Estes fanzines deram a Bernie e outros artistas de sua geração, a oportunidade de aprimorar suas habilidades e manter seu trabalho na frente dos fãs. Abaixo está uma seleção dos primeiros trabalhos de Bernie de alguns desses fanzines.

Capa para o Metro Con program book de 1971:


Uma rendição precoce de Victor Frankenstein a seu monstro a partir do fanzine Colour Your Dreams, publicado pela Capitol City Comix em 1972. O desenho é provavelmente de 1968:



Outra versão do monstro de Frankenstein. De Spa Fon #5, publicado em setembro de 1969:


Um desenho sinistro do personagem "Peter Piper". Publicado na capa traseira do Infinity #3, vol. 2, de 1971:




Fonte: Fantasy Ink - Bernie Wrightson: The Early Years

Ladrão de Túmulos

Quadrinhos do Terror apresenta: "Ladrão de Túmulos". Revista Calafrio nº 06, maio/1982. Desenhos: Rodolfo Zalla. Estúdio D - Arte Criações Ltda, São Paulo. "Calafrio" foi uma revista de histórias em quadrinhos de terror que circulou de 1981 até o início dos anos 1990. Pertencia à editora D-Arte (fundada em 1981, em São Paulo) de Rodolfo Zalla. Era uma produção só com artistas nacionais.




Rodolfo Zalla


Rodolfo Zalla (Buenos Aires, Argentina, 20/7/1931- São Paulo, 19/6/2016) foi um desenhista de histórias em quadrinhos argentino radicado no Brasil. Iniciou a carreira ainda na Argentina em 1953, quando produziu uma história para uma editora católica. 

Mudou-se para o Brasil em 1963, onde produziu a tira "Jacaré Mendonça" para o jornal "Última Hora", pela Editora Taika, sendo um dos artistas responsáveis pela arte de "Targo" (uma cópia de Tarzan), "O Vingador" e "O Escopião".

Após trabalhar em várias editoras, fundou o "Estúdio D-Arte", junto com Eugênio Colonnese (artista que Zalla conhecera ainda na Argentina). O estúdio funcionou entre 1966 e 1969. Entre 1967 e 1968, ao lado de Colonnese, produziu histórias de guerra para publicar na versão brasileira da revista "Blazing Combat" da Warren Publishing, contudo, o projeto foi cancelado.

Em 1981 D-Arte vira uma editora e lança duas revistas de terror bem-sucedidas "Calafrio" e "Mestres do Terror". Na Editora Abril, Zalla foi responsável por desenhar durante seis anos histórias do Zorro baseadas na série de TV da Disney. Zalla e Colonnese foram responsáveis pela utilização de quadrinhos em livros didáticos brasileiros. No gênero terror criou a personagem "Nádia, a filha de Drácula" e no faroeste, o cowboy "Johnny Pecos". Em 2005 lançou pela Opera Graphica o livro "O Desenho Magnífico de Rodolfo Zalla", um livro que ensina técnicas de desenho.

Em 2010, Zalla desenhou um álbum sobre o médium Chico Xavier, escrito por Franco de Rosa e publicado pela Ediouro e outro sobre o ex-presidente Lula, escrito por Toni Rodrigues e publicado pela Editora Sarandi. A história seria desenhada pelo amigo Eugênio Colonnese, morto em agosto de 2008.

Em julho de 2011, foi anunciado que a Editorial Kalaco e a Zarabatana Books publicariam um álbum de histórias produzidas por Zalla protagonizadas pelo "Drácula". Em agosto do mesmo ano, Zalla também anunciou a volta da revista "Calafrio" pela Editora CLUQ (Clube de Quadrinhos). Em 2010, a Editora Escala havia publicado um álbum com histórias do vampiro produzidas por Colonnese para a Editora Taika na década de 1960.

Zalla morreu em 19 de junho de 2016, aos 85 anos, em São Paulo.


Fonte: Wikipédia

Vovó Miséria

Quadrinhos do Terror apresenta: "Vovó Miséria" (de autor anônimo). Revista Calafrio nº 07, junho/1982. Texto: Osvaldo Talo; Desenhos: Eugênio Colonnese. Estúdio D - Arte Criações Ltda, São Paulo. "Calafrio" foi uma revista de histórias em quadrinhos de terror que circulou de 1981 até o início dos anos 1990. Pertencia à editora D-Arte (fundada em 1981, em São Paulo) de Rodolfo Zalla. Era uma produção só com artistas nacionais.






O Escultor da Morte

Quadrinhos do Terror apresenta: "O Escultor da Morte". Revista Calafrio nº 07, junho/1982. Desenhos: Lyrio Aragão. Estúdio D - Arte Criações Ltda, São Paulo. "Calafrio" foi uma revista de histórias em quadrinhos de terror que circulou de 1981 até o início dos anos 1990. Pertencia à editora D-Arte (fundada em 1981, em São Paulo) de Rodolfo Zalla. Era uma produção só com artistas nacionais.





O Segredo da Mansão do Terror

Quadrinhos do Terror apresenta: Dossiê Negro em "O Segredo da Mansão do Terror". Revista Calafrio nº 07, junho/1982. Texto: Gedeone; Desenhos: Rodolfo Zalla. Estúdio D - Arte Criações Ltda, São Paulo. "Calafrio" foi uma revista de histórias em quadrinhos de terror que circulou de 1981 até o início dos anos 1990. Pertencia à editora D-Arte (fundada em 1981, em São Paulo) de Rodolfo Zalla. Era uma produção só com artistas nacionais.